Parque nacional Pyhä-Häkki

Área: 1300 ha (13 km2)

Da área total do parque cerca de metade é ocupada por turfeiras e pântanos, enquanto a outra metade é ocupada por florestas e terra firme.

O Parque Nacional Pyhä-Häkki tem como objectivo mostrar e preservar as florestas ancentrais e as paisagenes de turfeira típicasda Finlândia Central.

A maioria das florestras cresceu naturalmente tendo sido afectas somente pelos inc?ndios e tempestades.

Neste parque existem muito antigas de Pinheiro-silvestre (Pinus sylvestris) com árvores de 250 anos ou mais. Chega mesmo a haver árvores com 500 anos, as quais se mantem de pé, ainda vivas ou já mortas, que resistiram ao fogo graças ao seu tronco revestido por espessa casca.

A floresta nacional de Pyhä-Häkki começou a ser protegida de corte para madeira e do uso do solo em 1912. Em 1956 a sua área passou a ser considerada Parque Nacional.

Caminhos e trilhos

Existem dois trilhos de natureza no iterior do parque. Os trilhos iniciam junto a posto de informação (do lado do estrada 6510 Saarijärvi-Viitasaari):

Trilho Kotaneva (Kotanevanpolku) 6,5 km, marcado a vermelho – é o trilho principal e passa pelos differentes tipos de cenários e paisagnes do parque.

Thilho Mastomäki (Mastomäenpolku), 3,2 km marcado a amarelo – apenas percorre o interion da floresta antiga.

Serviços

Lixo – não há caixotes nem serviço de recolha do lixo dentro parque.

Local para cozinhar e frazer fogueira – existe um local destes no lago Kotajärvi, a 1,8 km do ponto de partida..

Mapas (en forma de código QR) com os trilhos en informação inicial.

Água potável – pode ser retirada do poço situado por detrás do posto de informação.

Casas de banho (de compostagem e sem água) existem em diversos locais de parque, á esquerda do posto de informação e no local para cozinhar.